Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo PABX 3130-2000 Central Atendimento 3130-2100
Mapa do SiteTSEOutros TREInício

Urna Eletrônica

Empréstimo capanhas_divulgacao


Histórico

Ensinando a votar na urna eletrônica

Um dos mais importantes trabalhos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral desde a implantação da urna eletrônica é a contínua campanha para proporcionar ao eleitor total conhecimento do funcionamento da máquina, garantindo que ele tenha acesso às informações necessárias ao exercício de sua cidadania.

Essas campanhas são veiculadas desde 1996, ano de implantação da urna eletrônica, nos principais veículos de comunicação do Brasil. Além dos filmetes para TV e spots para rádios, a Justiça Eleitoral desenvolve também materiais gráficos diversos, como cartazes, folders, cartilhas, dentre outros.

Outra forma de divulgação utilizada freqüentemente pela Justiça Eleitoral é a demonstração da urna eletrônica em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, shoppings, rodoviárias, estações de metrô, escolas e universidades. Nessas ocasiões, os eleitores têm a oportunidade de simular a votação por meio de um software especialmente preparado para o treinamento (também disponível on-line), além de tirar dúvidas com os funcionários da Justiça Eleitoral. Os cartórios eleitorais também mantêm à disposição dos interessados, no período eleitoral, uma urna eletrônica com o programa de treinamento.

Conheça algumas peças da primeira campanha sobre a votação eletrônica

cartaz_urna_eletronicacartaz_didatico_urna
Cartaz (pdf) Cartaz explicativo (pdf)
  
cartilha_urna_eletronicafolheto_urna_eletronica
Cartilha (pdf) Folheto (pdf)
   

VoltarSubir